segunda-feira, 1 de agosto de 2016

[Rating] Battle Fórum + Como evitar o cancelamento do seu RPG de mesa



A subseção realmente está afundando, mas, mesmo assim, vamos avaliar alguns RPGs de mesa aí. Dessa vez, o escolhido foi Battle Fórum, do Mitobotmuca, que já foi trancado por alguns motivos que irei esclarecer mais tarde. Primeiro, vamos às notas.

Originalidade: 2.5 - Já vi alguns RPGs de mesa onde há mapas com retângulos. Normalmente, é meio chato o jogador ter que andar quadrado por quadrado, acredite. Mas os power ups ficaram legais, assim como as imagens que você utilizou para representar os jogadores. A ideia de descer uma casa do mapa a cada round também dá um certo clima de tensão.

Tema: 1 - Não consegui ver claramente um tema nesse RPG de mesa, mas pelo que parece os jogadores estão lutando em uma sala tecnológica (?). Enfim, não ficou muito claro.

Sistemas: 3.5 - Olha, eu gostei bastante dos power ups e da ideia de descer uma casa do mapa a cada round. Mas, achei que, tirando essa parte, o jogo ficou muito vago. Mas, volto a dizer pela septuagésima e nona vez, ficaram muito bons aqueles sistemas citados acima.

Organização: 3 - Achei o tópico visualmente agradável e parcialmente compreensível. Acho que depois de um ou dois rounds os jogadores começariam a "pegar o espírito da coisa". O início do jogo foi bem... hum... confuso? Foi bom você ter recomeçado, mas, infelizmente, parecia que muitos jogadores já haviam se esquecido de que eles estavam jogando.

Rounds: 3.5 - Os rounds antes de você ter recomeçado estavam aceitáveis, mas os rounds depois de você ter recomeçado ficara muito bonitos.

Final: 13.5/25 ou, simplificando, 2.7/5. Uma nota mediana, beirando a nota 3. Aqui, porém, há algo um pouco diferente dos outros RPGs de mesa avaliados, você trancou e sua nota caiu mais por culpa dos que se inscreveram no jogo do que por sua própria. Para você, leitor que não entendeu direito, irei explicar logo abaixo.

--------------------------------------------------

O que causou o cancelamento do Battle Fórum?

1. Não foi muito atraente. Isso pôde ser percebido pela demora do preenchimento das vagas. Mas, enfim, o que causou essa falta de atração? Pode ser citado o tópico, onde ele apenas parecia "um tópico normal" e até mesmo o próprio jogo, já que é difícil ver jogadores querendo lutar " de igual pra igual" e em uma arena onde não há muita interação.

2. Foi um pouco confuso. O tópico, como eu disse, estava parcialmente compreensível, o que fez com que talvez alguns jogadores ficassem meio perdidos e preferirem parar de jogar a tentar entender o jogo. Quando você recomeçou, essa confusão parou um pouco. Infelizmente, mais da metade já não enviavam mais as ações.

3. Jogadores inativos. Obviamente, o criador deve ter percebido a entrada de alguns randoms ou inexperientes em RPGs de mesa. E o motivo de pararem de mandar ações ou foi pelo motivo acima ou pelo fato de apenas terem se esquecido que estavam jogando (o que é algo muito comum).

4. Sem tematização. Sem tema, se torna entediante.

--------------------------------------------------

Como evitar esses problemas citados?

1. Quando for criar um tópico, sempre tenha em mente que é ele quem vai trazer os seus jogadores, então, você deve criar algo bonito. Não precisa enfeitar demais, sério. Aqui vão algumas dicas:
  • Coloque um banner. Pode até ser uma fonte do windows em size 50, mas coloque algo. Se você quiser algo mais atraente, você pode pedir um banner na Central de Pedidos, que se localiza na Fanarts ou fazer o seu próprio banner.
  •  Adicione cores. Não precisa transformar o tópico em um livro de colorir, apenas adicione cor em alguns trechos ou frases, não há necessidade de ser o texto todo.
  • Faça uso das ferramentas dispostas pelo fórum. Colocar uma frase colorida em negrito fica bem legal, tente uma vez. Você também pode colocar listas (caso seja necessário), itálico em frases importantes, spoiler em imagens ou textos muito grandes e o famoso centralizar, que realmente dá um "tchan" no tópico.
  • Ilustre. Em outras palavras, coloque imagens. Não precisam ser muito grandes, mas se forem, coloque em spoiler, como dito antes. Se você colocar todas no mesmo tamanho também vai deixar as pessoas com TOC muito felizes.
  • Deixe-o divertido. Principalmente se o tópico for muito grande. Faça algumas piadinhas no meio do texto, mesmo se forem ruins, isso vai estimular o usuário a continuar lendo o tópico e também vai deixar o jogador mais íntimo com você e o próprio tópico.
  • Revise o tópico em busca de erros ortográficos. Errar é humano, mas corrigir é sensato.
  • Evite colocar letras maiúsculas em locais desnecessários e faça uso de pontuações. Lugar de letra maiúscula é em palavras após o ponto e em nomes próprios.
2. Ainda no tópico, não economize palavras na hora de explicar como se joga. Se você não explicar direito, ninguém vai entender. Se ninguém entender, não vão poder jogar. E aí, meu caro amigo, você já sabe, né...
  • Explique como se joga com palavras do cotidiano. Você pode colocar um palavra difícil aqui e ali pra bancar o inteligente e também expandir o vocabulário dos seus jogadores, se quiser.
  • Não seja rude caso acabem perguntando algo ou digam "não entendi". Tenha paciência e explique "tin tin por tin tin".
3. Sempre pense em maneiras de manter os jogadores ativos.
  • Coloque algum inimigo na arena. Pode ser uma serpente voadora, um cavalo bípede ou até mesmo um ursinho fofinho psicopata.
  • Dê habilidades únicas aos jogadores. É bem mais legal quando você possui seu próprio poder e o usa para derrotar os outros participantes.
  • Coloque armas na arena. Pode ser uma besta, uma gunblade, uma peixeira ou até mesmo uma serra elétrica.
  • Coloques outras coisas na arena. Com "outras coisas" me refiro à uma taça de vinho gigante que concede HP a quem a bebe ou à uma abelha que protege jogadores aleatórios de ataques quando joga mel neles.
  • Adicione enigmas. Quem desvendá-lo, ganha um prêmio, como de costume.
  • Desenhos. É fato. Desenhos ajudam RPGs de mesa a ter jogadores mais ativos e entretidos.
4. Temas, ah, temas...
  • Você pode pegar temas já utilizados e dar um "up" neles. Como, por exemplo, apocalipse zumbi, super-heróis, signos do zodíaco, animais mutantes...
  •  Ou você pode criar os seus próprios temas, como, por exemplo, unicórnios astronautas, médicos assassinos, castores contra focas, cenouras dançarinas e uma porção de um monte de outros temas criativos.
Isso é tudo por hoje, pessoal!

~ Cavaleiro
Proxima  → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário